sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Princípios da Gestão de Qualidade e as boas práticas na Próspera

Se analisarmos a teoria da Gestão de Qualidade quando cita alguns princípios básicos, onde poderemos encaixar as práticas do SGQ da nossa empresa?

(Ajude-nos a encontrar as respostas certas para esta pergunta)

  • Qualidade é algo que pode e deve ser gerenciada; (Você enxerga esta situação na empresa?)
  • Problemas devem ser prevenidos, não remediados; (Como devemos tratar os problemas que podem ser prevenidos?)
  • Processos e não pessoas são os frutos dos problemas; (Você encontra esta situação na empresa?)
  • Todo mundo tem um fornecedor e um cliente; (Você confirma esta informação?)
  • Cada empregado da empresa é responsável por manter a qualidade; (Você acredita nisso??)
  • A qualidade precisa ser medida; (Trabalhamos com indicadores e medimos na nossa empresa?)
  • A melhora da qualidade precisa ser contínua; (O Banco de Ideias pode ser uma boa ferramenta?)
  • Objetivos são baseados em necessidades, não são negociados; (Você já analisou a Política da Qualidade da empresa?)
  • O padrão de qualidade é livre de defeitos; (Como poderemos chegar neste nível?)
  • Planejar e organizar para melhorar a qualidade; (Ao participar das ações do departamento da Qualidade podemos melhorar nosso índice de Qualidade?)
  • O gerenciamento deve liderar e estar envolvido diariamente no processo.(Em nossa empresa os líderes participam das ações em prol da Qualidade, e qual é a sua parte?)
Pense nisso, nada melhor do que celebrar a sexta-feira
com pensamentos qualitativos!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

30 de Janeiro - Dia Internacional da Não-Violência

O dia 30 de janeiro foi proclamado pela ONU como o dia da não-violência em homenagem a Mohandas K. Gandhi cujo assassinato ocorreu nesta data, em 1948. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

WhatsApp: Conheça Algumas Dicas Sobre o Mensageiro

1. O WhatsApp vai ser pago?
O WhatsApp alerta a seus usuários no ato de realização do seu login que após um ano de teste, será cobrada uma taxa anual para o uso de US$ 0,99 (o equivalente a aproximadamente R$ 2,50).
 
Os usuários que quiserem saber uma previsão de quando será solicitado, o próprio WhatsApp disponibiliza detalhes sobre a previsão de pagamento. Basta acessar o menu de "Configurações" > "Informações de conta" > "Informações de pagamento".
 
2. Há como saber quem te bloqueou no WhatsApp?
Para manter a privacidade dos seus usuários, os desenvolvedores do WhatsApp fizeram um sistema de bloqueio de contato discreto. Não se pode afirmar com certeza que você foi bloqueado por outro usuário, mas é possível deduzi-lo a partir da soma de um conjunto de características. O usuário bloqueado deixa de ver o status “visto pela última vez”, deixa de ter acesso às atualizações de fotos de perfil e, por fim, as mensagens enviadas terão apenas o tique de envio e não o de recebimento.
 
3. Conversas e fotos excluídas podem ser recuperadas?
O app oferece a possibilidade de realizar o backup automático das conversas ou, então, enviá-las por e-mail, anexadas como um documento .txt. 
 
Veja a matéria completa aqui.
 
O que você acha sobre o uso do WhatsApp?
Deixe sua opinião.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

28 de Janeiro - Dia do Profissional de Comércio Exterior


A Próspera Trading parabeniza todos os profissionais que atuam na área do Comércio Exterior!

Parabéns pelo seu dia!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SGQ: Lista de Documentos

A lista de documentos existe para facilitar o controle dos documentos dentro de uma organização. A lista é composta com todos os documentos que a organização considera necessários para que o fluxo de informações seja perfeito. Assim como os demais documentos, a própria lista deve constar no controle.

Sua função principal é verificar se o documento que está sendo utilizado está na revisão atual, evitando assim o uso de modelos obsoletos.

Então resumindo, a lista de documentos é um modelo de documento onde deverá constar todos os documentos que a empresa utiliza internamente e a cada mudança de layout deve ser registrado nesta lista seu nome, data e o número da revisão.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A Importância da Comunicação Organizacional


A comunicação eficaz, tanto verbal quanto escrita, é uma importante ferramenta para qualquer pessoa e muito mais para qualquer empresa.


Afinal, é através dela que transferimos informações, trabalhamos, ensinamos e aprendemos, somos atraídos e atraímos, fechamos grandes negócios, atendemos nossos clientes, entre tantos benefícios que obtemos ao usá-la.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DOCUMENTOS e REGISTROS não são a mesma coisa?

Não. Existe uma diferença entre documento e registro.

No contexto da norma 9001 um documento refere-se a diretrizes que nortearão os rumos da empresa. São documentos que estabelecem por exemplo, como seus funcionários deverão agir e como as tarefas do seu processo deverão ser executadas.

E registros? Uma forma simples de entender é pensar que registros são anotações que ocorreram no passado, fatos que já ocorreram.

Chamaremos esses registros de evidências, por exemplo, um certificado de um curso que ocorreu, uma ata de reunião que já ocorreu ou
um formulário preenchido.

Percebam que um documento pode vir a tornar-se um registro!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Qualidade é...?

Qualidade é um termo com diversas definições, porém para o contexto produtivo temos a exemplo "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "valor agregado, que produtos similares não possuem", "fazer certo da primeira vez", "produtos e/ou serviços com efetividade".

Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "excelência" de um produto ou serviço.

Fonte: Produtividade ou Qualidade?
Zafenate P. Desidério

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A Busca de Novas Ideias


Para que utilizamos o Banco de Ideias / Arrastão de Ideias?

É utilizado para fomentar a geração de ideias que poderão ser aplicadas no dia a dia na solução de um problema ou no ambiente de trabalho.

Através desse instrumento nossa empresa pode:
  • Tornar a geração de ideias um hábito constante e estimulante;
  •  Motivar e valorizar os colaboradores através da aplicação de boas ideias;
  •  Administrar de forma eficiente e estruturada a coleta de ideias entre seus colaboradores;
  •  Democratizar e estimular todos os seus colaboradores a terem mais e melhores ideias;
  •  O fluxo de ideias poderá impactar de forma positiva na cultura organizacional;
  •  Boas ideias poderão trazer melhores resultados financeiros ou redução de custos para a empresa.
A busca constante de soluções sempre resulta em boas ideias.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. Dividi-se em quatro principais passos, com termos designados em inglês:
1. "P" - Plan (planejar): estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação;

2. "D" - Do (executar): realizar as atividades conforme o plano de ação;

3. "C" - Check (verificar): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado por meio dos indicadores de resultado. Atualizar ou implantar a gestão à vista;

4. "A" - Act (agir): atuar de acordo com o avaliado e com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

Existem dois tipos de metas que se procuram atingir em qualquer organização: resultados que desejamos melhorar e resultados que desejamos manter. Para os dois casos, é possível a aplicação do método.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

5 Dicas para a Gestão da Qualidade

1. Treinamentos
Hoje em dia é impossível identificar em um processo de melhoria sem a real utilização deste tema, pois quase não se compreende um processo sem colaboradores qualificados, para isso use temas chaves e desenvolva este treinamento de forma mais prático o possível, pois desta forma, a compreensão se dá com maior clareza.

2. Controle de Documentos
É claro que quanto maior a empresa, maior é a quantidade de documentos e registros, para isso, crie um controle simples, facilitando esta informação para melhor compreensão de quem a solicitar em dias de auditoria.

3. Auditorias Planejadas
Planejar e avaliar, com certeza é um princípio sensato, pois se torna quase sistêmico em uma empresa o ato de auditar sem planejamento, o que acaba tirando o foco de todo um Sistema de Gestão da Qualidade, considere importante para esta tarefa, treinamento, planejamento e após auditorias.

4. Procedimentos Revisados
O que é de costume, acaba se esquecendo, procure avaliar todo o procedimento do início ao fim, considerando também o atendimento aos itens propostos, pois como de fato o procedimento é o espelho de um processo e/ou setor. Faça você sua avaliação e revisão sistematicamente, garantindo assim as informações.

5. Relatórios de Não Conformidade
Controle e além de tudo avalie, isso mesmo, atribua isso ao seu dia a dia, pois não é normal tratar uma não conformidade somente quando aparece, domine seus processos a ponto de garantir sua função, ou seja, solucionar os problemas e não remediar, este é o foco principal no tratamento das não conformidades.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Implementação SGQ

A implementação de um sistema de gestão compreende diversas etapas, entre as quais as seguintes:
  • Determinação das necessidade e expectativas dos seus clientes e de outras partes interessadas;
  • Estabelecimento da política e objetivos da organização;
  • Definição dos processos e responsabilidades necessárias para atingir os objetivos estabelecidos;
  • Determinação e disponibilização dos recursos necessários para atingir os objetivos estabelecidos;
  • Estabelecimento de métodos para medir a eficácia e eficiência de cada processo;
  • Aplicação destas medidas para determinar a eficácia e eficiência de cada processo;
  • Identificação dos meios de prevenção de não-conformidades e eliminação das suas causas;
  • Estabelecimento e aplicação de um processo para a melhoria contínua do seus sistema de gestão.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


Quer mais? Acesse aqui