O ciclo PDCA é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. Dividi-se em quatro principais passos, com termos designados em inglês:
1. "P" - Plan (planejar): estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação;
2. "D" - Do (executar): realizar as atividades conforme o plano de ação;
3. "C" - Check (verificar): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado por meio dos indicadores de resultado. Atualizar ou implantar a gestão à vista;
4. "A" - Act (agir): atuar de acordo com o avaliado e com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
Existem dois tipos de metas que se procuram atingir em qualquer organização: resultados que desejamos melhorar e resultados que desejamos manter. Para os dois casos, é possível a aplicação do método.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu Cometário: