ISO é uma sigla que significa International Organization for Standardization, isto é, é uma organização não-governamemental iniciada em 1947 - Genebra - e hoje está presente em mais de 150 países. Esta organização destina-se a normatizar produtos e serviços para garantir a qualidade e a melhoria destes.
A ISO 9001:2008 é um conjunto de normas aprovadas em 2008, contendo as práticas que devem ser tomadas para atender os requisitos de Qualidade Total.
Cada empresa tem sua forma de estabelecer as metas para atingir os índices de Qualidade, desta forma a Política de Qualidade na PRÓSPERA Trading concentra seus esforços para atender bem seus clientes internos e externos e aumentar seu faturamento.
Para consquitar a Certificação ISO, a empresa buscou os serviços de certificação e auditoria da empresa RINA, na qual faz anualmente a renovação do certificado ISO9001:2008.
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A Política da Qualidade na PRÓSPERA Trading tem como objetivo precípuo de encantar seus clientes externos e internos, superando suas expectativas, e persegue permanentemente a conquista de novos clientes.A ISO 9001:2008 é um conjunto de normas aprovadas em 2008, contendo as práticas que devem ser tomadas para atender os requisitos de Qualidade Total.
Cada empresa tem sua forma de estabelecer as metas para atingir os índices de Qualidade, desta forma a Política de Qualidade na PRÓSPERA Trading concentra seus esforços para atender bem seus clientes internos e externos e aumentar seu faturamento.
Para consquitar a Certificação ISO, a empresa buscou os serviços de certificação e auditoria da empresa RINA, na qual faz anualmente a renovação do certificado ISO9001:2008.
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Na qual alcançou as seguintes metas:
Satisfação do cliente externo em 95%
Satisfação do cliente interno em 95%
Crescimento do Faturamento em 30%
Para garantir o sucesso da organização é preciso manter um ambiente de trabalho harmonioso, sistemático e organizado, assim a equipe de trabalho está apta para manter e conquistar os seus clientes.
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O Sistema de Gestão da Qualidade é formado por variáveis internas, tais como: pessoas+normas e procedimentos + ações de melhoria contínua.
O SGQ permite o planejamento e implementação dos processos de monitoração, medição, análise e melhoria, notificando os processos que apresentam não-conformidade a fim de planejar ações corretivas.
Sua formalização inclui:
- Declarações documentadas da política da qualidade e dos objetivos da qualidade;
- O Manual da Qualidade;
- Procedimentos documentados e registros requeridos pela norma NBR ISO 9001:2008.
O SGQ evidencia de forma intuitiva o ciclo PDCA dos
Processos da Organização (Plan, Do, Check e Act).
Processos da Organização (Plan, Do, Check e Act).
Nota: O SGQ da PRÓSPERA Trading é gerido pela própria empresa e as pessoas assumem um papel fundamental para o seu sucesso.
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A avaliação do SGQ é feita pela auditoria interna que verifica se os encaminhamentos e as disposições planejadas estão de acordo com os requisitos na norma ISO 9001:2008, analisando também o Sistema de Gestão da Qualidade pela identificação dos seus pontos fortes e fracos.
Os resultados da auditoria relatam das ações realizadas para atender aos requisitos, e o acompanhamento dos procedimentos de ação corretiva e ação preventiva dos procedimentos não-conformes.
Antes da auditoria interna, são feitas reuniões que promovem uma Análise Crítica a fim analisar os resultados de outras auditorias, desempenhos dos processos e conformidade do produto, situação das ações preventivas e corretivas, além de verificar as recomendações de melhorias.
A Alta Direção junto ao Comitê de Qualidade têm participação fundamental neste momento.
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O Manual da Qualidade é um documento institucional que apresenta as diretrizes de Qualidade de uma empresa.O Manual da Qualidade da Próspera Trading segue a metodologia da ISO9001:2008 e é a prova concreta que a empresa está preocupada com os seus processos internos e que por meio do Sistema de Gestão da Qualidade busca garantir boas práticas para obter clientes mais satisfeitos.
- As informaçoes institucionais;
- O escopo, o objetivo e a descrição do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Os procedimentos documentados que fazem parte do Sistema de Gestão da Qualidade e;
- Como interagir com a Sistema de Gestão da Qualidade para identificar e corrigir as não-conformidades.
Resumindo...o manual apresenta a forma com que a PRÓSPERA Trading vê e trata a Qualidade, provendo uma dinâmica própria para a manutenção desta metodologia.
Para o acesso de todos os funcionários, o Manual da Qualidade está disponível em formato digital ou impresso (solicite a Coordenação da Qualidade) e este Blog mostra uma síntese de alguns de seus conteúdos.
Reconhece-se a sua importância ao compreender que Qualidade inicia pela organização e planejamento de ações.
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Um material fora da especificação. Um voo atrasado. Um cliente mal atendido. Uma fatura indevida. Um contrato mal redigido. Estas ocorrências são reconhecidas como não-conformidades.
Mas afinal o que é não-conformidade?
Resposta: É o não atendimento a um requisito especificado por erro, defeito ou falha.
Não-conformidade é qualquer fato que não está conforme o esperado.
Falhas, atrasos, informações inconsistentes, erros e problemas não agregam valor ao negócio, portanto devem ser identificados como evento de não-conformidade.
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As pistas para identificar uma não-conformidade podem estar:- Ao receber uma reclamação do cliente e nos resultados da pesquisa de satisfação;
- Na análise dos relatórios da auditoria interna e externa;
- Nos resultados das análises dos relatórios de não-conformidade efetuada pela direção;
- Ao efetuar a análise e medição de um processo.
Lembre-se a identificação de uma não-conformidade não é punitiva e sim educativa. Estuda-se o problema e suas causas e busca-se uma forma de corrigi-lo.
Isso é aprendizagem!
Aqui tem qualidade!
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Quando um produto ou serviço não estão conforme o esperado, a PROSPERA Trading procura controlar esta ocorrência eficazmente pela identificação e correção, a fim de evitar que o problema cresça de forma incontrolável.
Assim, a formalização da não-conformidade requer uma ação para corrigir e garantir que este evento não ocorra novamente.
Quem registra no SAC e SAP?
Resposta: Todos os colaboradores podem registrar no SAC e SAP. As ações de correção e prevenção são analisadas e controladas pelas pessoas-chaves de cada um dos processos envolvidos pela não conformidade.
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Um conto para pensar Qualidade
A pressa atrapalha o cumprimento do objetivo
Certa ocasião, um esgrimista resolveu procurar um Mestre Samurai para aprimorar sua habilidade no manejo da espada.
Lá chegando para o treinamento, foi logo perguntando:
- Mestre, quanto tempo levarei para aprender o que você tem para ensinar?
O Mestre calmamente fitou o candidato a discípulo dentro dos olhos e perguntou:
- Você está com muita pressa em aprender?
- Sim, Mestre! Quanto tempo levarei? - disse o esgrimista.
- Você está realmente com tanta pressa? - Mais uma vez arguiu o Mestre.
- Já disse que sim, Mestre. Não vamos perder tempo com isso... Quanto tempo Mestre?
- Oito anos! Respondeu o Mestre.
-O que? Oito anos? Imagina então se eu não estivesse com pressa, hein? Quanto tempo eu levaria? - Perguntou o esgrimista.
-Aí seriam apenas dois anos! - concluiu o Mestre.
A pressa atrapalha o cumprimento do objetivo
Certa ocasião, um esgrimista resolveu procurar um Mestre Samurai para aprimorar sua habilidade no manejo da espada.
Lá chegando para o treinamento, foi logo perguntando:
- Mestre, quanto tempo levarei para aprender o que você tem para ensinar?
O Mestre calmamente fitou o candidato a discípulo dentro dos olhos e perguntou:
- Você está com muita pressa em aprender?
- Sim, Mestre! Quanto tempo levarei? - disse o esgrimista.
- Você está realmente com tanta pressa? - Mais uma vez arguiu o Mestre.
- Já disse que sim, Mestre. Não vamos perder tempo com isso... Quanto tempo Mestre?
- Oito anos! Respondeu o Mestre.
-O que? Oito anos? Imagina então se eu não estivesse com pressa, hein? Quanto tempo eu levaria? - Perguntou o esgrimista.
-Aí seriam apenas dois anos! - concluiu o Mestre.