segunda-feira, 14 de abril de 2014

Como fazer a Qualidade acontecer

1  Esteja comprometido com a Qualidade
§  Mostre o seu comprometimento em atos e não somente em palavras.
§  Comprometa-se e consiga o comprometimento dos outros. 



2  Seja orientado para a Qualidade
§  Conheça seus clientes, internos e externos, e do que eles necessitam.
§  Analise tudo o que você faz, tendo em vista as necessidades de seus clientes.
§  Insista em dar (e receber) especificações claras.
§  Obtenha o consenso explícito sobre as especificações.
§  Administre as expectativas de seus clientes: consiga o equilíbrio entre o realismo prático e a inovação criativa.
3  Seja profissional
§  Somente decida com base em dados e fatos.
§  Conheça seu produto/serviço.
§  Assegure que você e seus funcionários tenham o treinamento adequado.
§  Meça a Qualidade do seu trabalho.
§  Estabeleça metas da Qualidade para você e seus funcionários.
§  Entenda a Qualidade como parte do negócio.
4  Seja o aperfeiçoador da Qualidade
§  Procure constantemente maneiras de aperfeiçoar a Qualidade.
§  Faça as coisas certas da primeira vez.
§  Procure as causas das não-conformidades e as elimine para evitar sua repetição.
§  Adote a atitude de que o custo das não conformidades é inaceitável.
5  Seja aberto
§  Comunique-se: diga às pessoas o que você está fazendo.
§  Exponha suas idéias, não as guarde para você mesmo.
§  Seja honesto sobre o que é e o que não é possível.
§  Resolva os conflitos, não os esconda embaixo do tapete.
§  Mostre seu reconhecimento pelo esforço dos outros.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ferramentas da Qualidade


5W1H - 5W2H - 5W3H - Plano de Ação


 Utilizado para a formalização do mapeamento e padronização de processos, esta ferramenta é de fácil entendimento e procura definir as responsabilidades, métodos, prazos, objetivos e recursos.


5W remete a 5 perguntas (iniciadas por W em inglês):

What? - O que será feito?
Who? - quem irá fazer?
When? - Quando será feito?
Where? - Onde será feito?
Why? - Por que fazer?

3H remete a 3 perguntas (iniciadas por H em inglês):

How? - Como fazer?
How Much? - Quanto custará?
How Many? - Quanto representa?

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ideias na Prática!

Veja algumas das ideias que foram colocadas em prática na empresa durante os anos. Essas são apenas algumas das muitas ideias implantadas que os colaboradores contribuíram através dos programas: Banco de Ideias e Arrastão de Ideias.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ferramentas da Qualidade

Técnica dos 5 Porquês

Esta ferramenta é conhecida como “why-why”, teve sua origem no Japão (na Toyota). É é aplicada na solução das não conformidades e tem a finalidade de descobrir a sua principal causa. 
Para aplicação desta técnica devemos analisar as possíveis causas de maneira crítica, considerando a sua real participação no problema detectado, ou seja, qual o fator de importância que esta causa tem para a ocorrência deste problema.

Acredita-se que ao chegar ao quinto por que, a definição da causa está próxima. É importante considerar os 5 porquês como uma ferramenta que possui limitações, pois fazer 5 perguntas não significa uma análise detalhada do problema investigado.

Exemplo:


Problema: Produto com defeito
POR QUE o produto apresentou defeito? Porque houve problemas na fabricação.
POR QUE houve problemas? Porque a máquina apresentou defeito.
POR QUE a máquina apresentou defeito? Por falta de manutenção.
POR QUE não foi realizada manutenção? Porque o responsável não sabia sobre os cuidados necessários que deveria tomar com a máquina.
POR QUE não sabia? Porque seu gerente não passou as instruções.

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


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