quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ferramentas da Qualidade

Técnica dos 5 Porquês

Esta ferramenta é conhecida como “why-why”, teve sua origem no Japão (na Toyota). É é aplicada na solução das não conformidades e tem a finalidade de descobrir a sua principal causa. 
Para aplicação desta técnica devemos analisar as possíveis causas de maneira crítica, considerando a sua real participação no problema detectado, ou seja, qual o fator de importância que esta causa tem para a ocorrência deste problema.

Acredita-se que ao chegar ao quinto por que, a definição da causa está próxima. É importante considerar os 5 porquês como uma ferramenta que possui limitações, pois fazer 5 perguntas não significa uma análise detalhada do problema investigado.

Exemplo:


Problema: Produto com defeito
POR QUE o produto apresentou defeito? Porque houve problemas na fabricação.
POR QUE houve problemas? Porque a máquina apresentou defeito.
POR QUE a máquina apresentou defeito? Por falta de manutenção.
POR QUE não foi realizada manutenção? Porque o responsável não sabia sobre os cuidados necessários que deveria tomar com a máquina.
POR QUE não sabia? Porque seu gerente não passou as instruções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu Cometário:

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


Quer mais? Acesse aqui