sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Se essa rua fosse minha...

Se essa rua, se essa rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar...

Vamos ladrilhar (enfeitar, melhorar) nosso trabalho!
Vamos trabalhar 5S! Acesse aqui: Blog 5S


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ferramentas da Qualidade - Matriz GUT

Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) é uma ferramenta utilizada para análise de problemas, formar estratégias e projetos. Ao quantificar informações deve-se pontuar os itens analisados para estabelecer a prioridade dos problemas.

Para obter a pontuação analisa-se o item sob três aspectos:

* Gravidade = Impacto
Representa o impacto do problema analisado caso ele venha a acontecer. Analisando sempre seus efeitos a médio e longo prazo, caso o problema em questão não seja resolvido;

 Qual o impacto que este problema irá gerar para as pessoas, processos da empresa, resultados a curto e longo prazo, etc.?

 * Urgência= Tempo
Representa o prazo, o tempo disponível ou necessário para resolver um determinado problema analisado. Quanto maior a urgência, menor será o tempo disponível para resolver esse problema.

 Qual o tempo que você precisa resolver este problema e o tempo que você tem para resolvê-lo?

 * Tendência= Desenvolvimento do Problema
Representa o potencial de crescimento do problema, a probabilidade do problema se tornar maior com o passar do tempo. É a avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.


 Como este problema pode aumentar quais suas chances de crescer (muito ou pouco) e será que ele pode acabar por si só?


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ferramentas da Qualidade

Esta semana estaremos abordando algumas Ferramentas da Qualidade que estaremos usando em nossa empresa.

A primeira delas é o Diagrama ou Gráfico de Pareto.



E para que serve este diagrama?

Serve para analisar as prioridades que deverão ser trabalhadas para promover a melhoria contínua.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Modelo de Gestão e as Práticas Japonesas

 As empresas japonesas passaram a se diferenciar das ocidentais:

-      Emprego vitalício

-      Avaliação e promoção lentas

-      Tomada de decisão coletiva

-      Responsabilidade coletiva


Características:


    Qualidade Total= foco no processo de produção visando satisfazer a expectativa do cliente

    Círculos de controle de qualidade= CQC - grupos de trabalhadores passam a buscar soluções criativas para os problemas

    Just-in-time= integração da empresa com os fornecedores, permitindo eliminar grandes estoques.


    Kaizen= filosofia de melhoria contínua, sustentando e garantindo a qualidade por meio de pequenas melhorias no processo.

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


Quer mais? Acesse aqui