segunda-feira, 25 de agosto de 2014

7 Ferramentas da Qualidade

Gráficos de Dispersão 

Gráficos de dispersão ou diagrama de dispersão é um modelo representativo de duas ou mais variáveis dentro de um gráfico  que permitem a identificação entre causas e efeitos.
diagrama de dispersão é a etapa seguinte do diagrama de causa e efeito, porque consegue verificar se há uma possível relação entre as causas, nos mostra se existe uma relação e em que intensidade isso ocorre.
Benefício:

  • emite a identificação do possível relacionamento entre variáveis consideradas numa análise;
  • Ideal quando há interesse em visualizar a intensidade do relacionamento entre duas variáveis;
  • Pode ser utilizado para comprovar a relação entre dois efeitos, permitindo analisar uma teoria a respeito de causas comuns.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

7 Ferramentas da Qualidade

Histograma

Tem como objetivo mostrar a distribuição de frequência de dados obtidos por medições, através de um gráfico de barra indicando o número de unidades em cada categoria, levando em consideração que a verificação ocorre na forma de Amplitude e Simetria na distribuição dos valores da variável de interesse.
É importante ressaltar, que essa variação dos valores que são verificados no gráfico, é ocasionada pelo chamado "5M", que são:

Meio ambiente;
Máquina;
Mão-de-obra;
Método;
Material.

Benefícios:
  • Trabalha com amostras (baixo custo e tempo);
  • Visualização e entendimento rápido do comportamento dos resultados;
  • Entender o resultado de modo mais objetivo;
  • Auxilia na avaliação das variações dos dados;

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

7 Ferramentas da Qualidade

Folha de Verificação

É  um documento feito na forma de planilha ou tabela para auxiliar na coleta de dados.Tem como objetivo analisar itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados, garantindo a certificação de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou nível em que eles estão.


Benefícios:


  • Elevar os níveis de qualidade;
  • Diminuir os custos;
  • Executar projetos melhores;
  • Melhorar a cooperação em todos os níveis da organização;
  • Identificar problemas no processo, fornecedores e produtos;
  • Identificar causas raízes no processos.




quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Veja a nova proposta de site para a Próspera

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Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


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