sexta-feira, 18 de abril de 2014
quinta-feira, 17 de abril de 2014
Fluxograma - Uma ferramenta para garantir a Qualidade
Fluxograma
É a representação gráfica que apresenta a seqüência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo.”
A construção de fluxograma destina-se a documentação de um processo para que a identificação das áreas que estão em perfeito funcionamento ou que precisam ser aperfeiçoadas
A sua grande utilidade é fazer com que todos os participantes adquiriam uma visão completa do processo, ao mesmo tempo em que permite que cada pessoa tenha melhor percepção de qual o seu papel no processo e de como seu trabalho influi no resultado final.
Permite fazer um levantamento e análise de qualquer método administrativo, com uma apresentação real do funcionamento da organização, visualizando de forma integrada os passos que compreendem um processo.
Utiliza-se uma simbologia específica, com regras fáceis, porém devem ser cumpridas. É importante que esta simbologia seja de conhecimento e entendimento de todos aqueles que fazem uso dos mesmos.
A simbologia obedece ao PADRÃO ANSI - America National Standards Institute.
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Dicas de como Tratar uma Não Conformidade
Muitas são as formas de se tratar corretamente uma não conformidade, inclusive com o uso de ferramentas adequadas para cada organização, abaixo relacionamos algumas dicas:
1. Treinamento dos colaboradores (todos) para que possam entender corretamente os conceitos de "não conformidade", "ação corretiva", "correção" e "ação preventiva".
2. Criar indicadores mensuráveis para acompanhar as não conformidades, por exemplo, relacionados ao custo das mesmas.
3. Alinhar esses indicadores as metas estratégicas da organização.
4. Definir a tratativa das não conformidades como responsabilidade de todas a organização e não apenas na área da qualidade.
Autor: Edson Barbosa de Souza
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Como fazer a Qualidade acontecer
§ Mostre o seu
comprometimento em atos e não somente em palavras.
§ Comprometa-se e consiga o
comprometimento dos outros.
§ Conheça seus clientes,
internos e externos, e do que eles necessitam.
§ Analise tudo o que você
faz, tendo em vista as necessidades de seus clientes.
§ Insista em dar (e receber)
especificações claras.
§ Obtenha o consenso
explícito sobre as especificações.
§ Administre as expectativas
de seus clientes: consiga o equilíbrio entre o realismo prático e a inovação
criativa.
3 Seja profissional
§ Somente decida com base em
dados e fatos.
§ Conheça seu
produto/serviço.
§ Assegure que você e seus
funcionários tenham o treinamento adequado.
§ Estabeleça metas da
Qualidade para você e seus funcionários.
§ Entenda a Qualidade como
parte do negócio.
4 Seja o aperfeiçoador da Qualidade
§ Procure constantemente
maneiras de aperfeiçoar a Qualidade.
§ Procure as causas das
não-conformidades e as elimine para evitar sua repetição.
§ Adote a atitude de que o
custo das não conformidades é inaceitável.
§ Comunique-se: diga às
pessoas o que você está fazendo.
§ Exponha suas idéias, não
as guarde para você mesmo.
§ Seja honesto sobre o que é
e o que não é possível.
§ Resolva os conflitos, não
os esconda embaixo do tapete.
§ Mostre seu reconhecimento pelo esforço dos outros.
§ Mostre seu reconhecimento pelo esforço dos outros.
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Frase verdade
Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)
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