quinta-feira, 17 de abril de 2014

Fluxograma - Uma ferramenta para garantir a Qualidade

Fluxograma

É a representação gráfica que apresenta a seqüência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo.”
(OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002)

A construção de fluxograma destina-se a documentação de um processo para que a identificação das áreas que estão em perfeito funcionamento ou que precisam ser aperfeiçoadas

A sua grande utilidade é fazer com que todos os participantes adquiriam uma visão completa do processo, ao mesmo tempo em que permite que cada pessoa tenha melhor percepção de qual o seu papel no processo e de como seu trabalho influi no resultado final.

Permite fazer um levantamento e análise de qualquer método administrativo, com uma apresentação real do funcionamento da organização, visualizando de forma integrada os passos que compreendem um processo.


Utiliza-se uma simbologia específica, com regras fáceis, porém devem ser cumpridas. É importante que esta simbologia seja de conhecimento e entendimento de todos aqueles que fazem uso dos mesmos.
A simbologia obedece ao PADRÃO ANSI - America National Standards Institute.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Dicas de como Tratar uma Não Conformidade

Muitas são as formas de se tratar corretamente uma não conformidade, inclusive com o uso de ferramentas adequadas para cada organização, abaixo relacionamos algumas dicas:

1. Treinamento dos colaboradores (todos) para que possam entender corretamente os conceitos de "não conformidade", "ação corretiva", "correção" e "ação preventiva".

2. Criar indicadores mensuráveis para acompanhar as não conformidades, por exemplo, relacionados ao custo das mesmas.

3. Alinhar esses indicadores as metas estratégicas da organização.

4. Definir a tratativa das não conformidades como responsabilidade de todas a organização e não apenas na área da qualidade.

Autor: Edson Barbosa de Souza

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Como fazer a Qualidade acontecer

1  Esteja comprometido com a Qualidade
§  Mostre o seu comprometimento em atos e não somente em palavras.
§  Comprometa-se e consiga o comprometimento dos outros. 



2  Seja orientado para a Qualidade
§  Conheça seus clientes, internos e externos, e do que eles necessitam.
§  Analise tudo o que você faz, tendo em vista as necessidades de seus clientes.
§  Insista em dar (e receber) especificações claras.
§  Obtenha o consenso explícito sobre as especificações.
§  Administre as expectativas de seus clientes: consiga o equilíbrio entre o realismo prático e a inovação criativa.
3  Seja profissional
§  Somente decida com base em dados e fatos.
§  Conheça seu produto/serviço.
§  Assegure que você e seus funcionários tenham o treinamento adequado.
§  Meça a Qualidade do seu trabalho.
§  Estabeleça metas da Qualidade para você e seus funcionários.
§  Entenda a Qualidade como parte do negócio.
4  Seja o aperfeiçoador da Qualidade
§  Procure constantemente maneiras de aperfeiçoar a Qualidade.
§  Faça as coisas certas da primeira vez.
§  Procure as causas das não-conformidades e as elimine para evitar sua repetição.
§  Adote a atitude de que o custo das não conformidades é inaceitável.
5  Seja aberto
§  Comunique-se: diga às pessoas o que você está fazendo.
§  Exponha suas idéias, não as guarde para você mesmo.
§  Seja honesto sobre o que é e o que não é possível.
§  Resolva os conflitos, não os esconda embaixo do tapete.
§  Mostre seu reconhecimento pelo esforço dos outros.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ferramentas da Qualidade


5W1H - 5W2H - 5W3H - Plano de Ação


 Utilizado para a formalização do mapeamento e padronização de processos, esta ferramenta é de fácil entendimento e procura definir as responsabilidades, métodos, prazos, objetivos e recursos.


5W remete a 5 perguntas (iniciadas por W em inglês):

What? - O que será feito?
Who? - quem irá fazer?
When? - Quando será feito?
Where? - Onde será feito?
Why? - Por que fazer?

3H remete a 3 perguntas (iniciadas por H em inglês):

How? - Como fazer?
How Much? - Quanto custará?
How Many? - Quanto representa?

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


Quer mais? Acesse aqui