quarta-feira, 16 de abril de 2014

Dicas de como Tratar uma Não Conformidade

Muitas são as formas de se tratar corretamente uma não conformidade, inclusive com o uso de ferramentas adequadas para cada organização, abaixo relacionamos algumas dicas:

1. Treinamento dos colaboradores (todos) para que possam entender corretamente os conceitos de "não conformidade", "ação corretiva", "correção" e "ação preventiva".

2. Criar indicadores mensuráveis para acompanhar as não conformidades, por exemplo, relacionados ao custo das mesmas.

3. Alinhar esses indicadores as metas estratégicas da organização.

4. Definir a tratativa das não conformidades como responsabilidade de todas a organização e não apenas na área da qualidade.

Autor: Edson Barbosa de Souza

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Como fazer a Qualidade acontecer

1  Esteja comprometido com a Qualidade
§  Mostre o seu comprometimento em atos e não somente em palavras.
§  Comprometa-se e consiga o comprometimento dos outros. 



2  Seja orientado para a Qualidade
§  Conheça seus clientes, internos e externos, e do que eles necessitam.
§  Analise tudo o que você faz, tendo em vista as necessidades de seus clientes.
§  Insista em dar (e receber) especificações claras.
§  Obtenha o consenso explícito sobre as especificações.
§  Administre as expectativas de seus clientes: consiga o equilíbrio entre o realismo prático e a inovação criativa.
3  Seja profissional
§  Somente decida com base em dados e fatos.
§  Conheça seu produto/serviço.
§  Assegure que você e seus funcionários tenham o treinamento adequado.
§  Meça a Qualidade do seu trabalho.
§  Estabeleça metas da Qualidade para você e seus funcionários.
§  Entenda a Qualidade como parte do negócio.
4  Seja o aperfeiçoador da Qualidade
§  Procure constantemente maneiras de aperfeiçoar a Qualidade.
§  Faça as coisas certas da primeira vez.
§  Procure as causas das não-conformidades e as elimine para evitar sua repetição.
§  Adote a atitude de que o custo das não conformidades é inaceitável.
5  Seja aberto
§  Comunique-se: diga às pessoas o que você está fazendo.
§  Exponha suas idéias, não as guarde para você mesmo.
§  Seja honesto sobre o que é e o que não é possível.
§  Resolva os conflitos, não os esconda embaixo do tapete.
§  Mostre seu reconhecimento pelo esforço dos outros.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Ferramentas da Qualidade


5W1H - 5W2H - 5W3H - Plano de Ação


 Utilizado para a formalização do mapeamento e padronização de processos, esta ferramenta é de fácil entendimento e procura definir as responsabilidades, métodos, prazos, objetivos e recursos.


5W remete a 5 perguntas (iniciadas por W em inglês):

What? - O que será feito?
Who? - quem irá fazer?
When? - Quando será feito?
Where? - Onde será feito?
Why? - Por que fazer?

3H remete a 3 perguntas (iniciadas por H em inglês):

How? - Como fazer?
How Much? - Quanto custará?
How Many? - Quanto representa?

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ideias na Prática!

Veja algumas das ideias que foram colocadas em prática na empresa durante os anos. Essas são apenas algumas das muitas ideias implantadas que os colaboradores contribuíram através dos programas: Banco de Ideias e Arrastão de Ideias.


Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


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