quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ideias na Prática!

Veja algumas das ideias que foram colocadas em prática na empresa durante os anos. Essas são apenas algumas das muitas ideias implantadas que os colaboradores contribuíram através dos programas: Banco de Ideias e Arrastão de Ideias.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ferramentas da Qualidade

Técnica dos 5 Porquês

Esta ferramenta é conhecida como “why-why”, teve sua origem no Japão (na Toyota). É é aplicada na solução das não conformidades e tem a finalidade de descobrir a sua principal causa. 
Para aplicação desta técnica devemos analisar as possíveis causas de maneira crítica, considerando a sua real participação no problema detectado, ou seja, qual o fator de importância que esta causa tem para a ocorrência deste problema.

Acredita-se que ao chegar ao quinto por que, a definição da causa está próxima. É importante considerar os 5 porquês como uma ferramenta que possui limitações, pois fazer 5 perguntas não significa uma análise detalhada do problema investigado.

Exemplo:


Problema: Produto com defeito
POR QUE o produto apresentou defeito? Porque houve problemas na fabricação.
POR QUE houve problemas? Porque a máquina apresentou defeito.
POR QUE a máquina apresentou defeito? Por falta de manutenção.
POR QUE não foi realizada manutenção? Porque o responsável não sabia sobre os cuidados necessários que deveria tomar com a máquina.
POR QUE não sabia? Porque seu gerente não passou as instruções.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Como melhorar a comunicação e os resultados em sua empresa?


Para melhorar a comunicação e deixá-la eficaz, tanto verbal quanto escrita, é uma importante ferramenta para qualquer pessoa e muito mais para qualquer empresa. Afinal, é através dela que transferimos informações, trabalhamos, ensinamos e aprendemos, somos atraídos e atraímos, fechamos grandes negócios, sabemos de nossos concorrentes, das atualidades, dos projetos inovadores, atendemos nossos clientes, entre tantos outros benefícios que obtemos ao usá-la.


Para muitas empresas, procurar toda essa informação para se comunicar se torna uma rotina de trabalho, principalmente para àquelas que prestam serviços de atendimento ao público. 
No início da década de 90, através da disciplina chamada “Gestão do Conhecimento”, a comunicação no ambiente de trabalho pode ser facilitada, por meio do uso de tecnologias, metodologias, processos de negócios e desenvolvimento do capital humano. Dessa forma, o controle e uso de informações, adequadas em um ambiente único, são permitidas para o tipo de público que as utilizará, de forma pontual ou como estratégia de superação.
No contexto atual,  na “Era da Informação”, o grande desafio das organizações é que apesar da variedade de informação que elas possuem, algumas delas ainda encontram dificuldades para aumentar sua lucratividade, reduzir seus custos e despesas, aumentar suas receitas, obter eficiência operacional, aumentar a qualidade de seus serviços e produtos e consequentemente se diferenciar no mercado e obter vantagem competitiva.  
Alguns fatores contribuem para isso, entre eles estão:
  1. falta de planejamento,
  2. falha na gestão,
  3. má contratação de pessoal, 
  4. falta de capacitação contínua, 
  5. falta de controle financeiro ou controle financeiro ineficiente, 
  6. falta de inovação e mal uso de suas informações.

Não basta apenas Gerir o Conhecimento, mas torna-lo como prática diária de todas as atividades dentro da organização, como em ambientes de interação (atividades profissionais e ambientes virtuais) e nas oportunidades de aprendizagem (eventos especiais). Somente assim, será possível obter, além de uma comunicação eficaz, os melhores resultados.

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


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