sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Ciclo PDCA
O ciclo PDCA é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. Dividi-se em quatro principais passos, com termos designados em inglês:
1. "P" - Plan (planejar): estabelecer uma meta ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que impede o alcance dos resultados esperados, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação;
2. "D" - Do (executar): realizar as atividades conforme o plano de ação;
3. "C" - Check (verificar): monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado por meio dos indicadores de resultado. Atualizar ou implantar a gestão à vista;
4. "A" - Act (agir): atuar de acordo com o avaliado e com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
Existem dois tipos de metas que se procuram atingir em qualquer organização: resultados que desejamos melhorar e resultados que desejamos manter. Para os dois casos, é possível a aplicação do método.
quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
5 Dicas para a Gestão da Qualidade
1. Treinamentos
Hoje em dia é impossível identificar em um processo de melhoria sem a real utilização deste tema, pois quase não se compreende um processo sem colaboradores qualificados, para isso use temas chaves e desenvolva este treinamento de forma mais prático o possível, pois desta forma, a compreensão se dá com maior clareza.
Hoje em dia é impossível identificar em um processo de melhoria sem a real utilização deste tema, pois quase não se compreende um processo sem colaboradores qualificados, para isso use temas chaves e desenvolva este treinamento de forma mais prático o possível, pois desta forma, a compreensão se dá com maior clareza.
2. Controle de Documentos
É claro que quanto maior a empresa, maior é a quantidade de documentos e registros, para isso, crie um controle simples, facilitando esta informação para melhor compreensão de quem a solicitar em dias de auditoria.
3. Auditorias Planejadas
Planejar e avaliar, com certeza é um princípio sensato, pois se torna quase sistêmico em uma empresa o ato de auditar sem planejamento, o que acaba tirando o foco de todo um Sistema de Gestão da Qualidade, considere importante para esta tarefa, treinamento, planejamento e após auditorias.
4. Procedimentos Revisados
O que é de costume, acaba se esquecendo, procure avaliar todo o procedimento do início ao fim, considerando também o atendimento aos itens propostos, pois como de fato o procedimento é o espelho de um processo e/ou setor. Faça você sua avaliação e revisão sistematicamente, garantindo assim as informações.
5. Relatórios de Não Conformidade
Controle e além de tudo avalie, isso mesmo, atribua isso ao seu dia a dia, pois não é normal tratar uma não conformidade somente quando aparece, domine seus processos a ponto de garantir sua função, ou seja, solucionar os problemas e não remediar, este é o foco principal no tratamento das não conformidades.
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Frase verdade
Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)
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