quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Por que Qualidade?

A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas nas diversas empresas e nos diversos setores. A qualidade está intimamente ligada à produtividade, a melhoria de resultados e aumento de lucros, através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e consequente motivação.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Hoje é dia de auditoria, bebê!

Acompanhe o Plano de Auditoria fornecido pelo auditor e observe o horário que possivelmente você poderá ser auditado.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ISO 9001:2008 e a Gestão de Documentos

Uma gestão de documentos eficaz é fundamental para as organizações, uma vez que auxilia na troca de informações e melhora a tomada de decisões. 

De acordo com o item 4.2.3 da norma ISO 9001:2008 é necessário realizar o controle de documentos afim de centralizar as informações e disponibilizá-las para a organização conforme houver necessidade.

A norma exige o controle de documentos (para que os colaboradores não utilizem versões desatualizadas) buscando garantir que somente documentos aprovados circulem na organização. Um sistema de Gestão de Documentos permitirá a utilização dos documentos de forma controlada e adequada, mantendo sempre registrado o histórico de um arquivo, as alterações ocorridas em suas diferentes versões, o controle de acessos, etc.

Essas ferramentas são capazes de tornar o fluxo de trabalho nas empresas menos complicado e melhorar a administração dos documentos organizacionais.
 
Por Lidia Garcia de Campos

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Gestão de Clientes

O cliente é definido como aquela pessoa ou organização usuária de um produto, bem ou serviço produzido pela empresa, mediante retorno financeiro.
 
As organizações precisam estar atentas ao gerenciamento tanto de seus clientes externos quanto internos.
 
"Clientes externos" são aqueles que consomem o produto e recebem seus benefícios, mas não participam de sua elaboração. "Clientes internos" são os colaboradores da organização, que utilizam trabalhos realizados por outros colaboradores para realizar seu trabalho e participam da  elaboração do produto, e que também poderão receber seus benefícios.
 
ALGUNS PASSOS PARA ENCANTAR O CLIENTE
  • Mapear o que a organização deseja e pode fazer pelo cliente.
  • Identificar quais são as reais necessidades e expectativas dos clientes através de pesquisas.
  • Analisar se realmente seu produto proporciona os benefícios esperados pelo cliente.
  • Sempre procurar atender as necessidades dos clientes, superando suas expectativas.
 
 
 

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


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