sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A Importância do Check List

Check Lists são listas de verificações com itens a serem observados, tarefas a serem cumpridas, materiais a serem comprados, ou seja, é uma lista onde você coloca itens que podem fazer falta em alguma tarefa ou em algo que esteja planejando ou executando, evitando assim futuros esquecimentos, falhas, faltas. Ele pode ser usado não só por empresas, mas por qualquer pessoa que quer organizar algo a ser feito.
 
Uma checagem simples é a chave de prevenção para que um pequeno engano não se transforme num desastre de enormes proporções.
 
O Check List pode trazer inúmeras vantagens:
  • Segurança
  • Eficiência
  • Exatidão
  • Foco
 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Qualidade e Confiabilidade

A confiabilidade faz parte das várias dimensões da qualidade, e sua procura tem levado as organizações investirem cada vez mais em novos recursos para gerar produtos e serviços que atendam aos requisitos da qualidade.
 
Cumprir metas e prazos de entrega é essencial para sermos competitivos. Quando se assume um compromisso com o cliente, o mesmo tem que ser cumprido para que não se perca a confiabilidade. Produtos precisam ser entregues nos prazos especificados e serviços precisam ser prestados de maneira que o cliente perceba sua confiabilidade. Se o prazo de entrega de determinado produto não foi respeitado, perdeu-se a confiabilidade; se os aspectos apresentados na prestação do serviço foram enganosos, o mesmo acontecerá.
 
Quando perdemos a confiabilidade do cliente perdemos também a oportunidade de conquistarmos novos mercados, pois seremos lembrados pelo produto ou serviço não confiável que oferecemos.
 
Por Jeison Arenhart De Bastiani
 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Custo da Qualidade

A falta da Qualidade ou o não atendimento aos requisitos (Não Conformidades) gera custo adicional, pois quando um produto ou serviço apresenta falha, os defeitos devem ser corrigidos ou um novo produto deve ser produzido.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Identificando Problemas

Problema é uma situação indesejável e geralmente inesperada que pode ocorrer tanto com pessoas como em processos, criando barreiras para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. Para análise dos processos organizacionais devemos identificar e delimitar eficazmente os problemas.
 
QUESTIONAMENTOS FUNDAMENTAIS PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS:
 
Os questionamentos para identificação de problemas são uma técnica simples e de grande eficácia na busca e identificação de problemas e causas. Estes questionamentos podem ser sistematizados através das técnicas dos 5W2H e 5 Porquês.
 

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


Quer mais? Acesse aqui