Quem não se comunica se trumbica!
Em fevereiro teremos treinamento de Comunicação Organizacional e Etiqueta Profissional
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
O que aconteceu depois da Abertura dos Portos no Brasil?
O decreto de abertura dos portos permitia que estrangeiros exportassem produtos coloniais (açúcar, algodão, tabaco), com exceção do pau-brasil, e importassem mercadorias europeias, especialmente inglesas. A atividade cresceu intensamente nos portos atingidos pelo novo regulamento: Belém, São Luís, Recife, Salvador e Rio de Janeiro.
Cartão postal comemorativo do Centenário da Abertura dos Portos
A vida das cidades sofreu rápidas transformações. Comerciantes europeus se instalaram no Brasil. A facilidade de obter produtos europeus modificou os hábitos da população – os mais ricos começaram a se vestir à moda europeia e a comprar artigos e gêneros até então raros (cristais, perfumes, talheres, louças, sabonetes, escovas, pentes, velas, barbantes).
As transformações causadas pela abertura dos portos representaram um grande passo para a emancipação política do Brasil, pois as forças sociais que conduziriam o processo de independência fortaleceram-se economicamente.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Hoje comemora-se o Dia da Abertura dos Portos (1808)
A abertura dos Portos brasileiros às nações amigas (principalmente à Grã Bretanha) foi promulgada por meio de uma Carta Régia, pelo príncipe regente, D. João, em 28 de janeiro de 1808.
Antes da abertura dos Portos, os produtos que saiam do Brasil passavam, obrigatoriamente, pela alfândega em Portugal, assim como os produtos importados a serem enviados para a Colônia. O Pacto Colonial garantia a Portugal o monopólio do comércio exterior da Colônia. Nada se comprava ou vendia na Colônia sem passar antes por Portugal.
Por dois anos, os Estados Unidos foram os maiores beneficiados pela abertura dos portos. No entanto, em 1810, Portugal e Grã Bretanha assinaram o Tratado de Cooperação e Amizade (oficialmente “Treaty of Cooperation and Friendship”), que continha regras de aliança e amizade, e de comércio e navegação. Com esse tratado, a Grã Bretanha passou a ser o país mais beneficiado pela abertura dos portos brasileiros, inclusive no que diz respeito às tarifas alfandegárias.
Esse foi o primeiro passo para que o Brasil deixasse de ser Colônia de Portugal, o que foi oficializado em 1815, quando o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
Porto do Rio de Janeiro em 1808, ano em que Dom João VI mandou abrir os portos, em obra de Smyth.
Antes da abertura dos Portos, os produtos que saiam do Brasil passavam, obrigatoriamente, pela alfândega em Portugal, assim como os produtos importados a serem enviados para a Colônia. O Pacto Colonial garantia a Portugal o monopólio do comércio exterior da Colônia. Nada se comprava ou vendia na Colônia sem passar antes por Portugal.
Por dois anos, os Estados Unidos foram os maiores beneficiados pela abertura dos portos. No entanto, em 1810, Portugal e Grã Bretanha assinaram o Tratado de Cooperação e Amizade (oficialmente “Treaty of Cooperation and Friendship”), que continha regras de aliança e amizade, e de comércio e navegação. Com esse tratado, a Grã Bretanha passou a ser o país mais beneficiado pela abertura dos portos brasileiros, inclusive no que diz respeito às tarifas alfandegárias.
Esse foi o primeiro passo para que o Brasil deixasse de ser Colônia de Portugal, o que foi oficializado em 1815, quando o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Treinamento é tudo de bom!
A melhor forma de fazer os colaboradores assimilarem a cultura, a política e principalmente os valores da empresa, é fazê-los vivenciarem isso tudo em si mesmos, através de jogos, dinâmicas e exercícios estruturados para esse fim.
Fonte: Treinamento e Desenvolvimento nas organizações | Portal Carreira & Sucesso
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Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)
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