É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas. Apresenta quatro fases:
P (plan
- planejar): seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite
de melhoria, com medidas claras para obtenção de resultados;
D (do - fazer): implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;
C (check - verificar): análise dos resultados obtidos na execução do plano e se necessário, avaliação do plano;
A
(act - agir): caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e
se transforma em um novo padrão, conforme mostra a figura abaixo:
COMO FUNCIONA?
Cada
vez que um problema é identificado e solucionado, o sistema produtivo
passa para um patamar superior de qualidade, pois os problemas são
vistos como oportunidades para melhorar o processo. O ciclo também pode
ser usado para induzir melhoramentos, ou seja, melhorar as diretrizes de
controle.
Neste caso, na etapa inicial planeja-se uma meta a ser
alcançada e um plano de ação para atingi-la, onde a ação é executada
segundo a nova diretriz e é feita a verificação da efetividade do
atendimento da meta. Em caso afirmativo, esta nova sistemática de ação é
padronizada; em caso de não atendimento da meta, volta-se a etapa
inicial e um novo método deve ser planejado.
Por Rosemary Martins