quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PDCA e suas Funções


Plan (Planejamento) : estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessários para o atingimentos dos resultados.

Do (execução) : realizar, executar as atividades.

Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.

Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
Fonte: CEP - Controle Estatístico de Processo

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Just in Time e seus Benefícios


Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.
O sistema Just in time pode ser aplicado em qualquer organização, sendo muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.  
Benefícios:
  • redução de custos;
  • flexibilidade;
  • fiabilidade;
  • qualidade.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. 

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Kaizen e seus Benefícios

Kaizen significa mudança para melhor, é uma palavra de origem japonesa e tem o significado de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho.

Vamos ao seus benefícios:


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Classificação das Falhas no Processo

TIPOS DE FALHAS
Entendendo que um processo é um conjunto de atividades e tarefas que interagem utilizando recursos para converter entradas em saídas com valor agregado. Logo, se um processo é falho, vai interferir diretamente no produto final.
Um processo pode apresentar três tipos de falhas classificadas como:
Prematuras ou de partidas: ocorrem no período inicial de operação do processo e tem relação direta com a adaptação dos equipamentos, capacitação dos operadores, falta de maturidade na gestão do processo. 
Aleatórias ou causais: ocorrem no período de plena operação do processo e estão relacionadas a diversas causas aleatórias, que podem ser de natureza técnica, operacional e humana.



Por desgaste: ocorrem pelo desgaste do processo devido ao tempo de utilização e de sua vida útil. 
As falhas fazem parte do processo, mas se soubermos identificar antecipadamente, será possível evitá-las, tornando os processos mais eficientes e prevendo possíveis erros maiores que podem prejudicar a empresa como um todo.

(Marcus Vinicius Rodrigues).

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


Quer mais? Acesse aqui