sexta-feira, 22 de agosto de 2014

7 Ferramentas da Qualidade

Histograma

Tem como objetivo mostrar a distribuição de frequência de dados obtidos por medições, através de um gráfico de barra indicando o número de unidades em cada categoria, levando em consideração que a verificação ocorre na forma de Amplitude e Simetria na distribuição dos valores da variável de interesse.
É importante ressaltar, que essa variação dos valores que são verificados no gráfico, é ocasionada pelo chamado "5M", que são:

Meio ambiente;
Máquina;
Mão-de-obra;
Método;
Material.

Benefícios:
  • Trabalha com amostras (baixo custo e tempo);
  • Visualização e entendimento rápido do comportamento dos resultados;
  • Entender o resultado de modo mais objetivo;
  • Auxilia na avaliação das variações dos dados;

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

7 Ferramentas da Qualidade

Folha de Verificação

É  um documento feito na forma de planilha ou tabela para auxiliar na coleta de dados.Tem como objetivo analisar itens pré-estabelecidos que serão marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados, garantindo a certificação de que os passos ou itens pré-estabelecidos foram cumpridos ou nível em que eles estão.


Benefícios:


  • Elevar os níveis de qualidade;
  • Diminuir os custos;
  • Executar projetos melhores;
  • Melhorar a cooperação em todos os níveis da organização;
  • Identificar problemas no processo, fornecedores e produtos;
  • Identificar causas raízes no processos.




quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Veja a nova proposta de site para a Próspera

Que tal este Site? Clique na figura ( a foto usada é um exemplo, será trocada). 
Coloque sua sugestão em Comentários, assine e use a opção Anônimo.
Sua participação é muito importante para nós!

7 Ferramentas da Qualidade

Diagrama de Pareto:

Gráfico de Pareto é uma ferramenta da qualidade em forma de gráfico de barras que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas. A informação assim disposta também permite o estabelecimento de metas numéricas viáveis de serem alcançadas.
Consegue auxiliar e estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.

Benefícios




  • Resolve um problema de forma eficiente por meio da identificação e hierarquização, de acordo com a sua importância das causas principais de falhas;
  • Define as prioridades para muitas aplicações práticas. Alguns exemplos são: os esforços da equipe de melhoria de processos, as necessidades dos clientes, fornecedores, oportunidades de investimento;
  • Mostra onde concentrar os esforços;
  • Permite a melhor utilização dos recursos, que geralmente são limitados.

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


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