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quinta-feira, 24 de julho de 2014
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Os 6 erros que matam seu poder de inovação
Os 6 erros que matam seu poder de inovação
Em uma época de mudanças rápidas, o sucesso das empresas
depende muito da sua capacidade de inovar. E no centro da inovação, estão
as pessoas – já que é delas esta habilidade, além das pessoas, ambiente e
reconhecimento também são as chaves do poder de inovação.
"Algumas lições do século passado ainda estão muito vivas e os
profissionais precisam mudar estes paradigmas". São estes
velhos conceitos ainda tão presentes, os responsáveis pelos erros que aniquilam
a face inovadora de qualquer um, de acordo Com Pieracciani.
Confira os 6 erros principais:
1. Aversão
ao erro. Errar, jamais!
Esta máxima é capaz de acabar com o poder de inovação de uma pessoa, e
também de uma empresa inteira. De acordo com Pieracciani. “Ainda predominam a
aversão o erro e a atitude de esconder os erros que aparecem quando na verdade
errar é aprender”, diz o especialista.As pessoas inovadoras não têm medo de errar e não são vítimas da
autoproteção da sua imagem, o que as impediria de arriscar imaginar novas
alternativas dentro do ambiente de trabalho, segundo Yoshimiti Matsusaki,
diretor da Finnet, empresa de tecnologia.
2. Pensar
que já sabe tudo
“O mundo muda rapidamente e novidades são lançadas o tempo todo. As
pessoas precisam ter a humildade de se sentirem ignorantes”, diz Pieracciani.“Eu sei o que estou fazendo”, “sempre fiz assim”, “o cliente não sabe
nada, quem sabe o que é melhor sou eu”. Estas três frases são grandes vilãs
para a capacidade de inovação de um profissional, segundo o especialista.
3. Colocar
fronteiras na atuação
A baia em que você trabalha é a primeira fronteira que aparece durante o
seu expediente. Restringir-se às funções, e não “olhar” para o lado é um erro
frequente que limita, e muito, a presença da inovação no seu dia a dia.O mesmo vale para departamentos e, no limite, para a empresa. “Não somos
nós que cuidamos disso”, “A minha parte eu fiz”, são alguns dos exemplos das
barreiras que muitos profissionais insistem em colocar no que diz respeito aos
limites da atuação, segundo Pieracciani.
4. Não
estimular os sentidos, sonhos, capacidade de arriscar e de transformar.
Os grandes inovadores da História têm, segundo Pieracciani, quatro
características em comum.
- A primeira delas é a capacidade de sentir, de perceber.
- A segunda característica marcante em inovadores é a habilidade de sonhar, de imaginar novas alternativas, de desafiar o convencional, de ir além.
- A terceira é a capacidade de acreditar, de arriscar, em suma, de tentar inovar.
- O quarto aspecto comum às pessoas com alto poder de inovação é a capacidade de transformar.
5. Ficar
engessado em meio à rigidez dos processos
Quer inovar? Não fique tão refém de uma rotina abarrotada de rígidos
processos e métodos. Organizar-se em processos e métodos com o intuito de
maximizar o desempenho pode tolher a liberdade necessária para o surgimento da
inovação.
“Ás vezes esses processos se transformam em amarras, e a pessoa não percebe
o quanto está presa à rotina que criou”, explica Matsusaki.
6.
Trabalhar para uma empresa que não estimula a inovação
De um ambiente de trabalho em que conhecimento, flexibilidade,
comunicação e experimentação não sejam valorizados, dificilmente, despontarão
inovações.
“As empresas inovadoras colocam as pessoas em primeiro lugar”, lembra
Pieracciani. Acreditar em novas ideias e negócios e ter o compromisso com a
constante mudança são características comuns à cultura de empresas que
estimulam a inovação.
Portanto, trabalhar para uma organização que não dê importância a estes
aspectos pode sim acabar com o seu poder de inovar.
terça-feira, 22 de julho de 2014
SGQ: Para que serve a Lista Mestra de Documentos?
SGQ: Para que serve a Lista Mestra de Documentos?
A lista mestra de documentos existe para facilitar o controle dos
documentos dentro de uma organização. Sua principal característica é a
praticidade, além de integrar o sistema de gestão da qualidade.
A Lista Mestra de Documentos não é uma exigência da norma ISO 9001, mas é o tipo de documento mais
usado para “assegurar que as versões pertinentes de documentos aplicáveis
estejam disponíveis nos locais de uso“.
Uma listra mestra de documentos é composta por código, revisão e
descrição de todos os documentos que a organização considera necessários para
que o fluxo de informações seja perfeito.
Assim como os demais documentos, a
própria lista mestra deve constar no controle da lista. Sua função principal é
verificar se o documento que está sendo utilizado está na revisão atual,
evitando assim o uso de modelos obsoletos.
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Documentos e Registros significam a mesma coisa?
Não.Existe uma diferença ente documento e registro.
No contexto da
norma 9001 um documento refere-se ao futuro, ao planejamento, a diretrizes que
nortearão os rumos de sua empresa. São documentos que estabelecem aonde sua
empresa quer chegar, como seus funcionários deverão agir e como as tarefas do
seu processo deverão ser executadas.
Exemplos de documentos: Fluxograma, Mapas de Atividade, Perfil de Cargo, Manual da Qualidade.
E registros são anotações que ocorreram no passado, fatos
que já ocorreram. Chamaremos esses registros de evidências, porque de fato eles
são a prova de alguma coisa que já aconteceu.
Exemplos de registros: Lista de chamada de Treinamento, Ata de Reunião de gerência, que ocorreu no mês passado, SAC e SAP preenchidas.
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Frase verdade
Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)
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