sexta-feira, 23 de maio de 2014
quinta-feira, 22 de maio de 2014
O que é PDCA?
É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas. Apresenta quatro fases:
P (plan
- planejar): seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite
de melhoria, com medidas claras para obtenção de resultados;
D (do - fazer): implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;
C (check - verificar): análise dos resultados obtidos na execução do plano e se necessário, avaliação do plano;
A
(act - agir): caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e
se transforma em um novo padrão, conforme mostra a figura abaixo:
COMO FUNCIONA?
Cada
vez que um problema é identificado e solucionado, o sistema produtivo
passa para um patamar superior de qualidade, pois os problemas são
vistos como oportunidades para melhorar o processo. O ciclo também pode
ser usado para induzir melhoramentos, ou seja, melhorar as diretrizes de
controle.
Neste caso, na etapa inicial planeja-se uma meta a ser alcançada e um plano de ação para atingi-la, onde a ação é executada segundo a nova diretriz e é feita a verificação da efetividade do atendimento da meta. Em caso afirmativo, esta nova sistemática de ação é padronizada; em caso de não atendimento da meta, volta-se a etapa inicial e um novo método deve ser planejado.
Neste caso, na etapa inicial planeja-se uma meta a ser alcançada e um plano de ação para atingi-la, onde a ação é executada segundo a nova diretriz e é feita a verificação da efetividade do atendimento da meta. Em caso afirmativo, esta nova sistemática de ação é padronizada; em caso de não atendimento da meta, volta-se a etapa inicial e um novo método deve ser planejado.
Por Rosemary Martins
terça-feira, 20 de maio de 2014
Qualidade na Empresa
"Ter qualidade", não significa somente oferecer produtos bons ou prestar serviços excelentes. A qualidade de uma organização é medida pela maneira como seus gestores pensam e agem, e é isso que diferencia empresas comuns de empresas excelentes.
"Ter qualidade" significa estabelecer uma abordagem para a gestão de seu negócio de forma a assegurar o entendimento das necessidade do cliente consumidor. Empresas que trabalham de maneira planejada e organizada evitam retrabalho, tem maior facilidade em perceber onde estão desperdiçando seus recursos e reduzem custos, alcançando melhores resultados.
sexta-feira, 16 de maio de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)
Frase verdade
Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)
Quer mais? Acesse aqui
Quer mais? Acesse aqui