quinta-feira, 22 de maio de 2014

O que é PDCA?

É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas. Apresenta quatro fases:

P (plan - planejar): seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite de melhoria, com medidas claras para obtenção de resultados;
D (do - fazer): implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;
C (check - verificar): análise dos resultados obtidos na execução do plano e se necessário, avaliação do plano;
A (act - agir): caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e se transforma em um novo padrão, conforme mostra a figura abaixo:



COMO FUNCIONA?

Cada vez que um problema é identificado e solucionado, o sistema produtivo passa para um patamar superior de qualidade, pois os problemas são vistos como oportunidades para melhorar o processo. O ciclo também pode ser usado para induzir melhoramentos, ou seja, melhorar as diretrizes de controle.

Neste caso, na etapa inicial planeja-se uma meta a ser alcançada e um plano de ação para atingi-la, onde a ação é executada segundo a nova diretriz e é feita a verificação da efetividade do atendimento da meta. Em caso afirmativo, esta nova sistemática de ação é padronizada; em caso de não atendimento da meta, volta-se a etapa inicial e um novo método deve ser planejado.

 Por  Rosemary Martins

terça-feira, 20 de maio de 2014

Qualidade na Empresa

"Ter qualidade", não significa somente oferecer produtos bons ou prestar serviços excelentes. A qualidade de uma organização é medida pela maneira como seus gestores pensam e agem, e é isso que diferencia empresas comuns de empresas excelentes.
"Ter qualidade" significa estabelecer uma abordagem para a gestão de seu negócio de forma a assegurar o entendimento das necessidade do cliente consumidor. Empresas que trabalham de maneira planejada e organizada evitam retrabalho, tem maior facilidade em perceber onde estão desperdiçando seus recursos e reduzem custos, alcançando melhores resultados.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Qualidade no Dia a Dia

Adotar a qualidade como uma filosofia na organização é mais que uma placa na parede, é atuar com qualidade SEMPRE!

E você? Consegue desenvolver suas atividades diárias sem perder o foco da qualidade?

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


Quer mais? Acesse aqui