A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril. Em 1562, porém, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão - o chamado calendário gregoriano - em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data. Alguns gozadores começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior - apelidados de "bobos de abril" - presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.
terça-feira, 1 de abril de 2014
segunda-feira, 31 de março de 2014
O que é Comunicação?
A comunicação é um vetor que pode contribuir na definição do sucesso ou
insucesso de uma organização, sendo uma ferramenta estratégica intra e inter-relacional
entre funcionários, clientes, fornecedores e parceiros nos processos de
negociação.
Segundo o conceituado administrador de empresas e escritor Max
Gehringer: “em 2008 uma pesquisa feita nos EUA mostrou que 79% dos executivos
entrevistados citaram a escrita como uma das habilidades mais negligenciadas no
mundo empresarial, contudo uma das mais importantes para produtividade”. O
mesmo autor cita que “em 2012, uma pesquisa feita pela Associated Press com 402
companhias mostrou que os executivos identificaram a redação como a habilidade
mais valorizada em um empregado, mas disseram que 80% dos seus empregados em
todos os níveis precisavam melhorar seus textos.”
Neste próximos meses (agosto e setembro) estaremos trabalhando com o foco na melhoria da comunicação escrita.
Aguarde as novidades!
sexta-feira, 28 de março de 2014
O Uso do Fluxograma
O fluxograma é um diagrama utilizado para representar a sequência dos
processos, através de símbolos gráficos. Os símbolos do fluxograma
proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo,
ajudando no seu entendimento.
- Melhora a compreensão do processo de trabalho.
- Mostra os passos para a realização do trabalho.
- Cria normas de padrão de trabalho.
Legenda - Fluxograma
quinta-feira, 27 de março de 2014
Mais Qualidade de Vida
7 hábitos que causam stress sem que você perceba
A rotina atribulada está te enlouquecendo? Você anda estressado e muito ansioso? Pois saiba que você pode ter culpa nisso.
Sim, nós sabemos que você não está se sabotando de propósito, então aqui está uma lista rápida de coisas que você pode estar fazendo inconscientemente e que podem estar deixando tudo pior.
1. Você não deu risada hoje
Se você não se lembra da última vez que riu até chorar, é melhor repensar suas escolhas de vida. Uma boa gargalhada alivia o stress, estimula a circulação sanguínea, relaxa os músculos, melhora o sistema imunológico e alivia a dor.
2. Você não está indo à academia
O cérebro fica mais bem preparado para lidar com o stress quando o corpo está fisicamente ativo. Fazer exercícios regularmente em vez de inventar desculpas pode ajudar você a reduzir seu stress. Além disso, sua aparência vai melhorar.
3. Você deixou aquela pia de louça suja para amanhã
Pense em seus hábitos de limpeza. Seu quarto parece cenário de guerra? Você costuma achar bananas estragadas no meio de um monte de papéis inúteis em cima da sua geladeira? O fundo da sua bolsa ou mochila é um cemitério de canetas quebradas? Manter suas coisas organizadas pode não ser a cura de toda a ansiedade, mas há evidências de que isso ajuda a aliviar o stress.
4. Você não diz nada de bom sobre si
Reforçar constantemente sua autoconfiança ("tudo vai dar certo") ajuda a reduzir a ansiedade. O cérebro é uma ferramenta poderosa: use-o.
5. Você está dormindo mal
Se são 4h30 da manhã e você sabe que vai ter que se arrastar para fora da cama e ir para o trabalho em algumas horas, saia do Netflix. Não é hora de começar a assistir a uma série. Manter hábitos de sono regulares e saudáveis protege contra doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e muitas outras doenças crônicas, além de melhorar sua percepção sobre sua vida e sobre si.
6. Você não consegue gerenciar seu tempo
Se o número de tarefas que lhe aguardam em um dia comum é enlouquecedor, pense em quanto tempo você está dedicando a cada atividade. Planejar seu dia e estabelecer prioridades são coisas que podem ajudar nas suas decisões sobre o tempo, gerando uma sensação de maior controle sobre a vida.
7. As músicas que você ouve não estão ajudando
Diversos estudos já mostraram os benefícios relaxantes da música, mas cada um tem seu gosto. Sua professora de piano pode relaxar ao som de Debussy, mas talvez você prefira algo mais nostálgico como os Cranberries. Descubra qual é o seu som.
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Frase verdade
Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)
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