quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ferramentas da Qualidade - Matriz GUT

Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) é uma ferramenta utilizada para análise de problemas, formar estratégias e projetos. Ao quantificar informações deve-se pontuar os itens analisados para estabelecer a prioridade dos problemas.

Para obter a pontuação analisa-se o item sob três aspectos:

* Gravidade = Impacto
Representa o impacto do problema analisado caso ele venha a acontecer. Analisando sempre seus efeitos a médio e longo prazo, caso o problema em questão não seja resolvido;

 Qual o impacto que este problema irá gerar para as pessoas, processos da empresa, resultados a curto e longo prazo, etc.?

 * Urgência= Tempo
Representa o prazo, o tempo disponível ou necessário para resolver um determinado problema analisado. Quanto maior a urgência, menor será o tempo disponível para resolver esse problema.

 Qual o tempo que você precisa resolver este problema e o tempo que você tem para resolvê-lo?

 * Tendência= Desenvolvimento do Problema
Representa o potencial de crescimento do problema, a probabilidade do problema se tornar maior com o passar do tempo. É a avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.


 Como este problema pode aumentar quais suas chances de crescer (muito ou pouco) e será que ele pode acabar por si só?


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ferramentas da Qualidade

Esta semana estaremos abordando algumas Ferramentas da Qualidade que estaremos usando em nossa empresa.

A primeira delas é o Diagrama ou Gráfico de Pareto.



E para que serve este diagrama?

Serve para analisar as prioridades que deverão ser trabalhadas para promover a melhoria contínua.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Modelo de Gestão e as Práticas Japonesas

 As empresas japonesas passaram a se diferenciar das ocidentais:

-      Emprego vitalício

-      Avaliação e promoção lentas

-      Tomada de decisão coletiva

-      Responsabilidade coletiva


Características:


    Qualidade Total= foco no processo de produção visando satisfazer a expectativa do cliente

    Círculos de controle de qualidade= CQC - grupos de trabalhadores passam a buscar soluções criativas para os problemas

    Just-in-time= integração da empresa com os fornecedores, permitindo eliminar grandes estoques.


    Kaizen= filosofia de melhoria contínua, sustentando e garantindo a qualidade por meio de pequenas melhorias no processo.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

24 horas de RH

Hoje as 12 horas termina o desafio do RH, participe.

Frase verdade

Um homem nunca sabe aquilo que é capaz até que o tenta fazer. (Charles Dickens)


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