FNQ - uma entidade brasileira pensando e disseminando o conceito de Qualidade Em 1991, a Fundação Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) foi criada e, a partir do estudo de vários modelos de prêmios de excelência, definiu e concede anualmente o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2005, a FPNQ tornou-se se FNQ – Fundação Nacional da Qualidade. A missão da FNQ é propagar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil. Também em 2005, o Sebrae e a FNQ firmaram parceria técnica para que as micro e pequenas empresas fossem atendidas e recebessem o modelo de excelência de gestão do PNQ. Uma das ações foi adequar o Prêmio Competitividade para Micro e Pequenas Empresas aos critérios de excelência. O objetivo do prêmio é reconhecer os esforços, as iniciativas e as ações que as micro e pequenas empresas estão realizando para a melhoria de sua gestão, com resultados em ganhos de qualidade, produtividade e rentabilidade. O Sistema Integrado de Gestão (SIG) e os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade têm norteado empresas que já têm uma base na gestão da qualidade rumo à excelência.