Como elaborar um (POP) procedimento Operacional Padrão?
O POP é um instrumento destinado a quem executa a tarefa e deve ser simples, completo e objetivo para que possa ser interpretado por todos os colaboradores. Quanto a sua aplicação, representa a base para garantir a padronização de tarefas e assegurar aos usuários um serviço ou produto livre de variações (não conformidades) que poderão interferir na sua qualidade final.
- O responsável pela execução e listagem dos equipamentos;
- Peças e materiais utilizados na realização da tarefa;
- Descrição dos procedimentos das atividades críticas, de operação e de pontos proibidos de cada tarefa;
- Roteiro de inspeção periódicas dos equipamentos de produção.
O Objetivos
do POP é manter o processo em funcionamento, através da Padronização e minimização de ocorrência de desvios na
execução da atividade, ou seja, assegura que as ações tomadas para a garantia
da qualidade sejam padronizadas.
Como elaborar um POP?
Descrever as tarefas que fazem parte
da rotina do trabalho, tomando os seguintes cuidados:
- Não copiar procedimentos de livros ou de outras organizações, cada processo possui suas particularidades, devendo esses procedimentos ser adequado ao tipo de processo.
- O executor do processo deve ser parte integrante da elaboração dos procedimentos, porque ele é o conhecedor do processo e sabe de suas características e deficiências.
- O colaborador deve ser treinado para executar a tarefa.
- A aplicabilidade dos procedimentos deve ser monitorada constantemente, para assegurar se estão sendo seguidos de forma correta.
- A linguagem utilizada no POP deve ser simples e objetiva para o entendimento de todos, bem como a sua aplicação.
O que deve conter num POP? É importante que o Procedimento tenha
informações suficientes para que os colaboradores possam utilizá-lo
como um guia, assim como, em caso de dúvida saiba onde buscar mais informações
ou a quem recorrer. Segue uma lista de itens que um bom procedimento deve
conter:
- Nome
- Objetivo
- Documentos de referências (manuais)
- Local de aplicação
- Siglas (caso houver)
- Descrição das etapas da tarefa e de seus executores e responsáveis
- Fluxograma
- Local onde poderá ser encontrado e o nome do responsável pela sua guarda e atualização
- Frequência de atualização
- Forma que será gerado (eletrônico, papel)
- Gestor (quem elaborou)
- Responsável
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